[Artigo] A nova mania!
| Anti-Paladino |
|
Moderador Geral

Group: Moderador Geral
Member No.: 4

|
A nova mania! As conquistas e os troféus tomam conta dos games
Por: Anti-Paladino
| QUOTE | Conceito de conquista - Michaelis
conquista con.quis.ta sf (part fem do port arc conquerir) 1 Ato ou efeito de conquistar. 2 Coisa ou pessoa conquistada. 3 O que se obtém à força de trabalho. 4 fam Namorada, namoro.
Conceito de Troféus troféu tro.féu sm (gr trópaion, via lat trophaeu) 1 Insígnia ou sinal que se expunha ao público em comemoração de alguma vitória. 2 Sinal ou insígnia de uma vitória. 3 Árvore com os ramos engalhados em que se penduravam enfeixadas as bandeiras, as armas e os despojos tomados ao inimigo. 4 Vários objetos enfeitados ou agrupados para servirem de ornamento. 5 Vitória, triunfo. 6 pop Objeto cujo nome não ocorre ou não se conhece no momento em que se fala; coisa, troço. |
Atualmente o mundo dos games contam com uma nova febre ou mania. Diferentemente de anos atrás quando os gamers buscavam completar o jogo para liberar roupas extras, armas com munição infinitas ou matar todas as pombas existentes no jogo, hoje, o gamer atual busca completar todas as conquistas (no caso do Xbox360) ou obter todos os troféus (no caso do Playtation 3) existentes e disponibilizados nos jogos. Há pessoas que chegam a criticar ou desprezar determinados jogos por eles não possuírem o sistema de conquistas ou troféus. Esta nova mania se propagou de uma maneira tão rápida, que pela primeira vez na história, um jogo de Futebol (FIFA 09) disponibilizou recompensas fora dos gramados. Marcar um gol de fora da área, de falta, de bicicleta, encobrir o goleiro ou vencer um adversário online, além da comemoração do gol ou da vitória, é uma comemoração de conquistas ou troféus obtidos. Hoje, já não existe produtora que ousa deixar tair recursos de fora, desafiando assim a paixão e vontade por obter cada vez mais conquistas ou troféus por parte do jogador. A verdade é que muitos desprezam tais recursos em uma primeira olhada. Se olharmos no fundo da questão, veremos que tanto a Conquista quando os Troféus, não passam de exteriorização do que você já fazia nos games, entretanto, não ficava registrado. Liberar todas as roupas do personagem por exemplo, já é algo intrinseco ao ato de jogar e liberar tudo, a diferença agora é que você terá um troféu ou uma conquista específica, falando que você realizou tal objetivo. Nada inovador, nem por parte da Microsoft (que foi a pioneira ao exteriorizar os feitos obtidas nos games denominando-as como conquistas) em nem por parte da Sony (que copiou a idéia e transformou as conquistas em troféus), mas que com toda a certeza se tornou uma mania e mais do que isso, é um requisito para se comprar o jogo. Além de cair na graça dos jogadores, as conquistas e troféus ultrapassaram os limites dos games e tornaram algo quase que real a vida das pessoas. E você o que acha dos troféus e conquistas?
|
|
|
| kurosaki ichiigo |
|
Membro

Group: Noob
Member No.: 384

|
Bom materia Paladino-San! Bom de inicio eu não curtia muito esta ideia de conquistas pois eu não ganhava nada com isso, mas hoje em dia eu comecei a dar mais valor para elas. EX; É legal ver que vc tem mais conquistas do que o seu amigo, comprara-las ou mesmo ver qual que seu amigo conseguiu e vc não, isso lhe insentiva e tentar supera-lo e coisas do tipo. No jogo GRid mesmo que eu acabei de Formar ou zerar tanto faz, eu consegui 29 Conquistas de 50 ( o restante é para desbloquear em partidas OnLine e eu infelismente não jogo Online) isso pode ser besta, mas quando pula uma conquista na tela e vc nem esperava ou mesmo consegui realizar alguma que era cabeluda é satisfatorio.
|
|
|
| Morcego |
|
Membro

Member No.: 46

|
| QUOTE (kurosaki ichiigo @ Apr 29 2009, 02:36 AM) | Bom de inicio eu não curtia muito esta ideia de conquistas pois eu não ganhava nada com isso, mas hoje em dia eu comecei a dar mais valor para elas. EX; É legal ver que vc tem mais conquistas do que o seu amigo, comprara-las ou mesmo ver qual que seu amigo conseguiu e vc não, isso lhe insentiva e tentar supera-lo e coisas do tipo. isso pode ser besta, mas quando pula uma conquista na tela e vc nem esperava ou mesmo consegui realizar alguma que era cabeluda é satisfatorio. |
Faço das palavras do nosso amigo kurosaki ichiigo, as minhas! No início eu tb achei desnecessário... mas, na prática eu senti o gostinho de ganhar alguns troféus e muitos inesperados, realmente, é muito satisfatório e estimulante!!! Tanto é que minha nova assinatura aqui no fórum mostra muito bem o qto estou animado com esse sistema (apesar de só ter míseros 34 troféus...) :biggrin:
|
|
|
| metalslayer1 |
|
Membro

Member No.: 396

|
realmente, da minha parte, gosto dos games que tem trofeus por trazer mais uma possibilidade de vc voltar ao game e fazer coisas que vc naum teria idéia de que tal coisa aconteceu, por exemplo, no kz2 tem um trofeu para quando matar 1500 helghasts, eu nunca iria ficar contando quantos carinhas eu matei ou não,mas acho que deveriam melhorar um pouco no quesito da importancia dos trofeus, por exemplo se vc conseguisse tal trofeu ou tais trofeus, vc abria uma nova roupa, habilidade,arma, sei la, qualquer coisa, seria interessante se as produtoras desenvolvessem mais essa idéia e realmente mostrar uma importancia para o tempo gasto tentando arranjar os trofeus
|
|
|
| Hayden |
|
"Kill or be killed!"

Group: Moderador
Member No.: 278

|
Concordo com você, metalslayer. Acho que as conquistas e troféus não deveriam apenas servir para "enfeite" no perfil. Seria uma ótima se elas desbloqueassem conteúdos dos jogos, ou até alguns conteúdos para download que so poderiam ser feitos depois de conquistá-las.
Foi um excelente atigo, Anti. Parabéns! :wink:
|
|
|
| Morcego |
|
Membro

Member No.: 46

|
tb concordo com o metalslayer1... itens exclusivos para os troféus mais difíceis deixariam as conquistas muito mais divertidas e empolgantes... tanto que meu voto foi em; Poderiam aprimorar a idéia
|
|
|
| Daniel Fodovsk_1 |
|
Membro

Group: Casual
Member No.: 322

|
Bom, p mim hj em dia é escencial, acho muito mais divertido e competitivo (*-*) esse negócio de conquistas, o que me deixa exitado a jogar mais e mais até liberar tudo /õ/... Bom, isto, Quaaaando eu tiver meu X360 neah.. Ja apostei com o meu cunhado q em uma semana eu passo ele *-*
|
|
|
| Anti-Paladino |
|
Moderador Geral

Group: Moderador Geral
Member No.: 4

|
Inicialmente eu desconsiderava os troféus, para mim era algo inútil, sem valor, uma frescura, mas após pegar o primeiro, segundo, e começar a somar 20, 40, 80 troféus, isso virou um vício. Lógico que eles podem ser aprimorados, e devem ao meu ver, mas não há nada como no meio de uma decisão de campeonato no FIFA09, você marcar um gol de bicicleta decisivo e ainda levar um troféu extra para casa..hehehehe...
|
|
|
| lima5000 |
|
Pirataria é crime, jogos a R$100,00 tambem!

Group: Uploader
Member No.: 33

|
no inicio eu tbm achava desnecessario, mas os trofeus nos incentivam a terminar o jogo e ainda por cima fazer com que chegarmos em 100% das funcionalidades dos nossos jogos.
Em termos de melhorar, acho que por exemplo, as conquistas deveriam ser transformadas em algo na pstore por exemplo, ou na live tambem, ou seja, os trofeus poderiam ser transformados em algum tipo de bonus onde podemos comprar algum add-on para algum jogo e isso iria se tornar um atrativo muito mais intenso para podermos ganhar cada vez mais trofeus e por tabela mais jogos serao jogados.
|
|
|
1 User(s) are reading this topic (1 Guests and 0 Anonymous Users)
0 Members:
Track this topic
Receive email notification when a reply has been made to this topic and you are not active on the board.
Subscribe to this forum
Receive email notification when a new topic is posted in this forum and you are not active on the board.
Download / Print this Topic
Download this topic in different formats or view a printer friendly version.
|